Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Segundos retiros paroquiais


Nossos retiros diocesanos se aproximam e as primeiras paróquias realizarão os segundos retiros paroquiais em setembro.Algumas indicações práticas aqui colocamos.

“Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28,19)
Irmãos padres,
Na dinâmica das Santas Missões Populares segundo o padre Luís Mosconi existem TRÊS ETAPAS. PRIMEIRA (8/10 meses): acontecerão TRÊS RETIROS DIOCESANOS E TRÊS PAROQUIAIS. SEGUNDA: acontecerá a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA (10 dias). TERCEIRA (1 ano): haverá o QUARTO RETIRO DIOCESANO E QUARTO PAROQUIAL. Estamos na primeira etapa das SMP: no segundo retiro diocesano (ver livro p. 43). Quero aqui tratar sobre alguns pontos referentes dos nossos retiros paroquiais.
1. FORMADORES
A equipe de missionários formadores atuarão nos retiros paroquiais. A cada paróquia serão enviados três ou quarto formadores, sendo que cada um irá a um ou dois retiros durante o semestre. A tarefa dos membros desta equipe será a de repassar o conteúdo dos mesmos temas abordados por padre Luís Mosconi no primeiro no retiro diocesano. Já a organização da estrutura, cantos, som, animação, inscrição, etc, está sob a responsabilidade de cada paróquia.
Cada grupo de formadores já tem um COORDENADOR para articular a comunicação entre a paróquia e formadores cuidando para que as coisas sejam encaminhadas pela equipe central paroquial. As paróquias devem se responsabilizar pelo TRANSPORTE dos formadores, no entanto é bom que a equipe central paroquial combine com antecedência com o coordenador da equipe dos formadores sobre o dia, hora e forma da locomoção.
Se algum formador por alguma eventualidade não puder estar no retiro deverá o mesmo combinar com a sua própria equipe e juntos escolher um novo membro. É bom que as mudanças sejam comunicadas à equipe central diocesana.
2. II RETIROS PAROQUIAIS (CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO)
Obs.: O esquema do segundo retiro está nas páginas 58-59 do livro das SMP. Aqui vão mais outras sugestões.
Uma grande faixa com as palavras SANTAS MISSÕES POPULARES
NA SEXTA: Acolhida aos missionários das várias comunidades presentes na paróquia. Saudação do pároco. Em clima celebrativo haverá partilha de boas noticias acontecidas do primeiro retiro até o momento, com cantos intercalados e alguns pequenos comentários. Cada setor da paróquia deverá levar um mural de fotos relacionadas às SMP atividades, retiros, estudos, visitas, celebrações. Não expor logo os murais, acolhê-los primeiro e, depois da apresentação, fixá-los em lugar visível e accessível, para as pessoas olharem nos intervalos. Em seguida uma coreografia capaz de expressar o louvor a Deus pelas boas notícias acontecidas.
Logo depois um momento de oração, dramatizado. Alguém, de túnica branca representando Jesus, entra no palco, ajoelha e reza as palavras de Jesus (Lc 10, 21 somente as palavras de Jesus); em seguida ele se levanta e dirige, com rosto agradecido, a toda a assembléia, a frase de Jesus (Lc 10, 23-24).
Acolhida solene dos dois painéis (um com os objetivos e outro com a oração oficial pelas SMP, decididos no primeiro retiro). Que sejam bem feitos, com letras legíveis por todos os que estão presentes. Logo em seguida fixá-los num lugar bem visível para todos. Ao fim ou durante esse primeiro momento da noite pode-se usar o Ofício Divino das Comunidades.

NO SÁBADO: MISSA (7h30 ou 8h). A paróquia decidirá se o café da manhã vais ser no local do encontro ou nas casas; antes ou depois da Missa). Para a missa deve-se observar o tempo litúrgico (Quaresma, Páscoa ou Tempo Comum) e dar ênfase para que os participantes tenham consciência. Se for tempo comum a Missa pode ser da “Memória de Nossa Senhora no Sábado”. Criar um clima de silêncio através de um canto meditativo (onde reina amor... ou ó luz do Senhor... ou indo e vindo trevas e luz...). Se for tempo da Quaresma ou Tempo Pascal as leituras devem ser da Liturgia do dia. Na Quaresma os instrumentos devem apenas acompanhar o canto. Não colocar muitos elementos na missa devido por causa das palestras da manhã.
Manhã de retiro, meditando e aprofundando a importância da CONVICÇÃO na vida do missionário. Preparar:
a) Dramatização de Lc 6,1-11 e Lc 9,57-62. (convicção de Jesus na sua missão). Será uma meditação interiorizada sobre a convicção na vida e nas opções de Jesus.
b) Coreografia que ajude a interiorizar e meditar.
c) Preparar os seguintes cartazes (com letras legíveis por todos; ao mesmo tempo projetar em data show): a) CONVICÇÃO: o que é isso? b) SEI O QUE FAÇO c) PORQUE O FAÇO d) ASSUMO AS CONSEQUENCIAS e) Há convicção e convicções... f) CONVICÇÃO CRISTÃ g) CONVICCÇÃO MISSIONÁRIA h) Convicção e fidelidade.
d) Duas pessoas, capazes de expressar com mímica um missionário sem convicção (sem iniciativa, empurrado, desanimado, azedo) e um missionário (a) com convicção (criativo, dinâmico, enfrentando dificuldade, esperançoso, sereno, decidido, cheio de fé).
Tarde: Partilha das falhas e dificuldades, para avaliar e tirar lições de vida. Preparar três cartazes, cada um com uma palavra das que seguem: BOAS NOTÍCIAS/ FALHAS/ DIFICULDADES. Para a partilha das dificuldades, preparar uma breve - mas breve mesmo - coreografia de súplica.
Em seguida avaliar algumas falhas acontecidas. Momento de perdão (preparar um canto de perdão breve, tipo penitencial). É bom convidar uma equipe de crianças e adolescentes missionários que vêm vivenciando o processo das SMP, para dar testemunho das boas notícias que realizaram e das dificuldades encontradas.
Algumas paróquias não realizaram os blocos de atividades que deveriam ter sido realizadas depois do I retiro diocesano e antes do II retiro diocesano. Devem ser revisados com os missionários esses blocos de atividades vendo se foram feitos ou não pela paróquia. Se a paróquia não realizou as atividades do bloco então pode ser visto como uma falha (ver p.70 a 86).
VIGÍLIA DE ORAÇÃO.
Canto de abertura do Oficio das Comunidades página 588 do livro do Oficio (Paulus). Assim: entra uma pessoa com túnica, entoando solenemente, sem correr, o canto de abertura (a assembléia repete). No momento em que o canto sugere acender as velas, em lugar disso, entra o Círio pascal, em silencio, com fundo musical. Na hora em que o canto sugere a oferta do incenso, entra outra pessoa levando um braseiro fumegando incenso (silêncio, com fundo musical; depois continua o canto).
Motivação. Bandeiras do Divino Espírito Santo andando. Canto de invocação ao Divino (sugiro Vinde Criador no ritmo da música gregoriana). Dramatização de Lucas 5,1-11. Silêncio, fundo musical. Interiorização. Preparar uma coreografia capaz de aquecer o coração para a consagração missionária.
Bênção da água e aspersão dos missionários presentes, com a seguinte fórmula de consagração missionária: “O Senhor te ama, te consagra e te envia, vai missionário (a)”. No final, depoimento de duas pessoas.
DOMINGO. Início às 8,00 horas. Canto do Ofício Divino pág. 590-592. Cantos bem feitos, acompanhados pela assembléia.
Retomar os seguintes cartazes utilizados no primeiro retiro: 1) Primeira etapa: tempo do ACORDAR; 2) Segunda etapa: Tempo do SABOREAR – SEMANA MISSIONÁRIA; 3) Tempo do APROFUNDAR – A MISSÃO CONTINUA. E também os seguintes cartazes usados no primeiro retiro: a) PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES; b) NOSSOS PAIS NOS CONTARAM: RESGATANDO NOSSAS RAÍZES c) SOMOS MEMBROS DO POVO DE DEUS A CAMINHO; d) O DOM E A DIGNIDADE DA VIDA EM PRIMEIRO LUGAR! e) TOMANDO CONSCIÊNCIA DA NOSSA REALIDADE f) É TEMPO DE CONVERSÃO E DE TRANSFORMAÇÃO; g) ESPERANDO E PREPARANDO A GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA. Este é o esquema da programação da fase do ACORDAR (ver livro SMP pág. 50-64). Já deveriam ter sido trabalhados em todos os setores de cada paróquia a programação do primeiro e segundo mês do livro SMP (pág. 50-53). Agora iremos ver as atividades do 3º e 4º bloco (para as paróquias que realizaram o 1º e 2º bloco).
Preparar também os seguintes cartazes sobre as visitas: a) AS VISITAS FAZEM BEM b) AS VISITAS DE JESUS c) AS VISITAS DOS MISSIONÁRIOS (AS). Iremos conversar sobre o assunto (ver o livro das SMP pág. 163-175). Preparar também os seguintes cartazes: a) ESPIRITUALIDADE DOS MISSIONÁRIOS/ AS b) COMO CULTIVAR A ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA.
MISSA DE ENCERRAMENTO
3. PARTICIPANTES
Nos dias 27, 28 e 29 de NOVEMBRO DE 2009, EM PARNAÍBA, ocorreu o I RETIRO DIOCESANO e nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2010 o II RETIRO DIOCESANO. Esteve presente conosco mais uma vez Padre Luís Mosconi, todos os padres de nossas paróquias e mais ou menos 1.2OO MISSIONÁRIOS.
Cada paróquia enviou em média 50 MISSIONÁRIOS e estes é que farão acontecer a Missão depois ao longo dos quatro anos nas paróquias. Os missionários que virão ao primeiro retiro diocesano deverão participar dos outros três retiros diocesanos e estar à frente dos retiros paroquiais. Por isto devem ser, como lembra padre Luís Mosconi, bem selecionados e preparados.
Como nos retiros diocesanos as paróquias enviaram mais ou menos 50 representantes, nos retiros paroquiais cada setor da paróquia deve enviar pelo menos 30 ou 40 missionários.
4. EQUIPES: a) equipe de estrutura e infra-estrutura e limpeza. b) Equipe técnica do som. c) Equipe de cantores (animação e Missa) d) De liturgia (oração e Missa). e) equipe da alimentação (lanches e almoço). f) Cartazes e faixas. g) Teatro e coreografia. h) Equipe de finanças. i) Equipe de secretaria (podem ser acrescentadas outras equipes).
Mesmo que tenham equipes responsáveis para articular o retiro na paróquia é bom sempre manter contato com os formadores e com a equipe central paroquial ver se foi tudo preparado: cartazes, cantos, momentos de oração, missa, dramatizações, coreografias, programação, etc. A comunicação com antecedência entre padre, equipe de formadores e equipe central paroquial deve acontecer para que nada seja improvisado. O modo de se vivenciar estes retiros dependerá da criatividade dos formadores e das paróquias, mas o que é essencial na programação deve permanecer.
As SMP serão nestes anos o modo privilegiado para que em nossa diocese se reavive a chama do ardor missionário. Ir ao encontro dos que estão distantes de Deus e desanimados por viverem em meio a tanta injustiça, violência e desamor, mostrando-lhes a alegria de ser discípulo de Jesus, eis nossa missão. Santas missões populares: a obra é de Deus! A missão é nossa!!!

Em Cristo: Pe. Marcos Francisco